Após batalhar muito para conseguir um número expressivo de assinaturas para um abaixo-assinado para ser entregue ao então prefeito Sr. Haroldo Genehr e à Câmara de Vereadores, o Sr. Walter Haar entregou uma lista com 756 assinaturas de pessoas dos mais variados setores da sociedade do município na reunião do Legislativo do dia 22 de dezembro de 1990. Nesta noite, a iniciativa teve êxito, sendo aprovado por unanimidade pelos legisladores de Vera Cruz.
Naquela época iniciaram os trabalhos com reuniões frequentes onde foi criada uma comissão provisória em 17 de maio de 1991, sendo eleito como presidente fundador o Sr. Walter Haar. Com presidente, foi eleito o Sr. Cládio de Moraes, vice-presidente o Sr. Urbano Rech, 1° secretário o Sr. Enor Sant'Ana, 2° secretário o Sr. Manfred Brandt, 1ª tesoureira a Sra. Maria Olivia Kern e 2º tesoureiro o Sr. Eugênio da Silva. Para o Conselho, foram eleitos os senhores José Abrelino da Silva, Bernardo Kaufmann e Suely Soares como titulares e o Sr. Baldoíno Schmidt como suplente.
Na reunião do dia 31 de maio de 1991 foi aprovado o nome da Sociedade Assistencial Lar dos Idosos de Vera Cruz.
Durante todo ano de 1992, foram realizadas reuniões, onde se discutiu o assunto e foram feitas visitas a outras cidades que possuíam lares para idosos. Finalmente, no dia 1º de fevereiro de 1993 em reunião realizada no Ginásio Municipal Segefredo Werner, foi fundada a Sociedade Assistencial Lar dos Idosos de Vera Cruz, com expressiva participação popular, inclusive com a presença do antigo prefeito Municipal Sr. Valdomiro Luiz da Rocha e o vice-prefeito, o Sr. Átila Blész. Na ocasião, foi escolhida por voto direto a 1ª diretoria com mandato de dois anos. Foi lido na ocasião o estatuto que a comissão provisória havia feito e o mesmo, depois de discutido foi aprovado.
Posteriormente, foi encaminhado o registro da sociedade. A 1ª diretoria ficou assim constituída: Presidente o Sr. Cládio de Moraes, Vice-presidente o Sr. Jenor Élio Kurtz, 1ª secretária a Sra. Maria Lúcia Haar Freitas, 2º secretário, o Sr. Moacir Antônio Pereira, 1ª tesoureira a Sra. Gerci Theil e 2ª tesoureira a Sra. Maria Olivia Kern para o conselho fiscal, foram escolhidos os senhores Hildor Werner Bieck, Hildor Altair Severo e a Srta. Wali Dummer. Como suplentes ficaram os senhores Astério Kohl, José Luiz Machado e Mário Luiz Torres da Silva.
Na reunião do dia 8 de fevereiro de 1993 o Sr. Walter Wazlawick comunicou ao grupo o seu interesse em doar uma área de terras para a construção do Lar dos Idosos, na localidade de Rincão da Serra, doação esta que legalmente não se concretizou.
Dia 16 de agosto de 1993, numa reunião da diretoria do Lar dos Idosos, o Sr. Armindo Losekan e esposa entregaram a documentação de uma doação de uma área de terras de dois hectares para a construção do futuro Centro de Convívio e Lazer, baseado no modelo construído no município de Encantado, sempre tendo o apoio da administração municipal e das secretarias de Obras e Ação Social.
No mês de agosto de 1994 foi iniciada a construção do Centro e no dia 30 de Outubro do mesmo ano foi realizado o lançamento da pedra fundamental no local da construção do Centro de Convívio e Lazer, com uma celebração Ecumênica e após um almoço na Comunidade Evangélica de Vera Cruz com grande participação de idosos e demais pessoas da comunidade e diversas autoridades.
No dia 02 de fevereiro de 1993 houve nova eleição da diretoria sendo apenas substituído o segundo secretário o Sr Moacir Antônio Pereira que havia falecido. Em seu lugar ficou a Srta Marga Eunice Peterson. Para o Conselho Fiscal foram eleitos como titulares os Srs. Liro Volbrecht, Hildor Werner Bieck e José Constantino da Silva e como suplentes as Sras. Dercy Maria Theisen, Suely Maria Soares e o Sr Hildor Altair Severo.
Nesta mesma reunião chegou ao conhecimento da diretoria que havia uma caderneta de poupança criada pela família de Reinaldo Steinhoefell, antigo morador de Vera Cruz e que no ano de 1981 abriu uma caderneta de poupança com o objetivo de render fundos para a instalação de um asilo ou casa para idosos.
No decorrer do ano de 1995 com grande empenho da Prefeitura Municipal, clubes de serviço como Lions, Rotary, Casa da Amizade, Grupos do Lar do Interior, membros da diretoria e demais pessoas da comunidade Veracruzense é que foi possível a conclusão desta obra que foi inaugurada para a alegria e satisfação de todos.